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Materializado por: Thiago Paixão
08 janeiro 2015
Salve pessoal, tudo na sua devida ordem? Espero que depois
dessas festas de fim de ano possamos retomar com peso as nossas matérias aqui
no Blog e, já adiantando um pouco do que já planejamos para esse ano, no mundo
dos games iremos abordar não somente lançamentos como também os bons e velhos
clássicos (o que, eu devo confessar, me agrada e muito falar sobre este assunto).
Já que comentamos sobre festa, vamos seguir então para a primeira análise deste
ano que tenho a sua temática ambientada no, nada mais nada menos, Día de los Muertos (já vamos começar o
ano com o pé na cova.. Rs ).
Serei breve quanto ao que é o “Día de los Muertos”, então
vamos lá. Trata-se de uma celebração do folclore Asteca, o que faz com que
atinja boa parte da América Latina e principalmente o México, que tem como
objetivo homenagear os mortos, a celebração ocorre no dia 2 de Novembro, porém
tem início no dia 31 de Outubro batendo com uma data muito famosa para o Tio
Sam, o Halloween. A “festa” é tão famosa e importante que foi declarada pela
UNESCO como patrimônio da Humanidade. Sabe aquelas “caveiras mexicanas” que
estão até na moda nos dias de hoje? Pois é meus caros...
Tudo explicadinho então vamos para o game. Produzido pela
LucasArts o game foi lançado exclusivamente para PC no ano de 1998 ( até porque
né? Ou era PC ou era PC ). Grim Fandango em se tornou o primeiro game 3D pela
empresa e que, além de gráficos belíssimos para a época e músicas totalmente
ambientadas, contava com um enredo fantástico. O game tinha as características
“LucasArts” dos clássicos Point-and-Click como Full Throttle e etc na parte de puzzles e diálogos, o que mudava
era a forma de interagir com o cenário que, mesmo os personagens sendo
totalmente 3D, se mantinha linear em 2D. Por exemplo: Ao passar próximo de algo
que era de interesse do personagem ele olhava na direção do mesmo. Isso era
revolucionário, os jogos anteriores eram em forma de desenhos e o que mudava na
interação com o cenário era somente a “setinha” do mouse.
Falando agora de enredo. O personagem principal na trama é
Manny Calaveira, uma caveira (ah vá?) que vende “seguros”, ou apólices podemos
assim dizer, no mundo dos Muertos onde
as pessoas estão de “passagem” para um lugar melhor, basta saber como ele vai
chegar nesse lugar melhor. É simples
assim: Foi gente boa enquanto em vida? Leva o carrão de luxo! Foi um filho da
p... em vida? Vai andando! Sem contar que as riquezas materiais, dinheiro que a
pessoa acumulava durante a sua “estadia” na Terra, também é de extrema importância.
O maior luxo que se pode ter é um bilhete para o Trem Número 9. Vou deixar a
intro do Game para dar mais um gostinho :
Manny não anda muito
bem nas vendas e o game começa com ele em seu escritório conversando com uma
cliente em potencial para um bilhete no Trem Número 9, a Senhora Mercedes
Colomar, ou simplesmente “Meche”. Devido ao desenrolar da estória, Manny
“perde” Meche e terá que ir atrás dela de qualquer forma.
Entre os personagens, todos muito envolventes, podemos
encontrar o grandão Glottis, que se torna um grande amigo de Manny e o ajuda em
tudo que ele precisar, mesmo que faça isso com medo ou reclamando.
A boa noticia é que Grim Fandango sofreu um “remake” e será
lançado no dia 27 de Janeiro deste ano para as plataformas PS4, PS Vita e PC.
Segue abaixo o vídeo desta produção:
Então é isso galera, espero que tenham gostado e me
desculpem por qualquer coisa! Forte abraço e que a força esteja sempre com
vocês.

Ah me lembro dos bons momentos que joguei no PC!
ResponderExcluirA dublagem é sensacional!