Materializado por: Natália Pavlinscenkyte 10 setembro 2013



A cada nova geração, uma nova maneira de controlar nossos jogos: conheça a evolução dos controles de videogame que marcaram esses 36 anos .





01. ATARI 2600 (1977)

Um joystick com um botão apenas: o controle do Atari 2600 foi um dos primeiros joystick digitais criados. Composto por um simples Fire Button, suas especificações eletrônicas serviram como base para muitos anos de estudo, sendo um grande progresso na padronização dos controles de videogame.

02. NES (1983)

O NES popularizou o Directional Pad, mais conhecido como D-Pad. O direcional em forma de cruz foi criado por Gunpei Yokoi, da Nintendo, e iniciou uma nova maneira de trazer precisão aos jogos. O controle trazia também os botões A e B, e os botões de Start e Select.

03. MEGA DRIVE (1988)

Perdendo aquela característica chapada do controle de NES, o console da Sega foi o primeiro a apresentar uma proposta mais ergonômica em seu design. Seu estilo "meia-lua" era muito mais confortável, melhorando drasticamente a experiencia dos jogadores. Além do formato, a principal mudança foi vista no botão D-Button, que deixou de ser quadrangular e se tornou circular, possibilitando oito diferentes comandos. O controle do Mega Drive também trouxe a inclusão de mais um botão de ataque, sendo A,B e C dispostos na vertical do aparelho para melhor comodidade dos dedos.

04. SUPER NES (1990)

Considerado um dos consoles mais queridos de todos os tempos, o controle de SNES trouxe inúmeras inovações.
Começando pelo aumento de dois botões para seis (A e B/ X e Y/ L e R) que fez a jogabilidade mudar bastante. Outra grande inovação foram os "shoulder buttons", colocando o L e o R ao alcance dos indicadores, dando acesso á defesa, corrida, mira, mudança de armas e equipamentos.

05. N64 (1996)

A Nintendo tem fama de inovar em seus controles - e com o Nintendo 64 não foi diferente. Com um aspecto diferenciado e notavelmente maior, o controle foi projetado para que fosse possível segurá-lo de varias maneiras diferentes e, principalmente, que fosse ideal para interagir em cenários 3D. A principal inclusão foi o direcional analógico, que oferecia uma rapidez maior nos comandos e nas movimentações do personagem.

06. PLAYSTATION (1997)

Popularizado no primeiro PlayStation, a Sony lançou o seu controle Dual Analog Controller, inserindo dois direcionais analogicos, tres anos depois do videogame já estar disponivel no mercado. O controle tinha uma disposição de botões bastante parecida com a do Super NES e trazia os botões apelidados por formas geométricas. O controle trouze também os "shoulder buttons" ( R1 e L1) e, adicionando mais um par : o L2 e R2.

07. DREAMCAST (1998)

Apesar do seu tempo de vida ter sido exterminado com a chegada do PlayStation 2, o Dreaamcast é considerado pelos jogadores um grande console. Uma de suas principais características é o acessório VMU (Unidade de memoria virtual)- um cartão de memoria que fazia muito mais do que apenas salvar os jogos. Ele também funcionava como um dispositivo portátil quando desconectado do controle.

08. GAMECUBE (2002)

Continuando a inovar, a Nintendo lançou o videogame Gamecube. Seu controle é levemente inspirado no do SNES e no DualShock, com algumas modificações, como a inclusão do novo estilo de botões, os "satellite buttons". É chamado assim por conta do seu grande botão localizado no centro que é como se fosse um planeta, onde outros pequenos ficam em volta dele, orbitando como satélites.

09. XOBX 360 (2005)

Em apenas uma geração, a Microsoft mudou a sua fama de ter um dos controles mais caluniados de todos os tempos para um dos mais reverenciados. O controle do X360 é uma versão limpa e moderna do primeiro Xbox, mas o aparelho ganhou admiradores por duas razões especificas: a inclusão do botão guia ao centro e a sua falta de fios.

10. Wii REMOTE (2006)

Se você se queixa que as empresas de jogos não se cansam de lançar controles de movimento, deve culpar a Nintendo e o Wii Remote por isso. Se antes eram apenas jogos se estrategia, aventura e tiros, agora você poderia dançar, fazer ginastica ( e perder uns quilinhos) e até jogar golf.

11. Wii U (2012)

Satoru Iwata, presidente da Nintendo, disse que "o Wii conectou as pessoas dentro da sala; o Wii U vai conectar as pessoas de uma sala á outra". Batizado de Wii U Gamepad, o controle do Wii U nasceu para ser um aparelho que também pode se transformar em um tablet - ou seja, se o jogador precisar liberar a televisão da sala, ele pode continuar jogando em outro comodo, simplesmente carregando o controle para lá.

12. PLAYSTATION 4 (2013)

A Sony é conhecida por apostar em seus controles DualShock. Com raras exceções, cada modelo tem se mantido fundamentalmente inalterado desde 1997. No entanto, a empresa oficialmente fez algumas mudanças drásticas na formula do seu novo console. Os botoes Select e Iniciar foram substituídos pelos botoes Options e Share; um painel sensível ao toque foi incluído ao centro do aparelho e uma barra de luz LED está posicionada na parte superior - sua função é rastrear a câmera do PS4.

13. XBOX ONE (2013)

O controle do Xbox One não sofreu muito mais do que um refinamento em relação ao controle do Xbox 360. Suas principais mudanças foram o D-Pad agora em forma de cruz (como o de NES); os gatilhos mais firmes; o botão de guia se deslocou para cima; e os botões Start e Back foram substituídos por botões de tamanho similar.


Você tem um preferido? Qual?

Fonte: EGW


E ai o que você achou do post? Comente!

Deixe sua opinião:

- Copyright © Comicstaku | Unidos em um só mundo! -